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segunda-feira, 6 de junho de 2011

SOCAP Europa


O SOCAP (Social Capital Markets) Europa aconteceu entre os dias 30 de maio e 1 de junho em Amsterdã. A conferência teve seus pontos altos com a apresentação de alguns fundos de investimento de impacto que estão atuando na América Latina (detalhes no próximo post) e a oportunidade de fazer contatos com várias pessoas atuando no setor de negócios sociais no mundo.

O primeiro SOCAP ocorreu nos Estados Unidos em 2008. Em 2009 e 2010 os eventos foram realizados no mesmo país e em 2011 a primeira edição fora dos Estados Unidos ocorreu na Holanda. A intenção do SOCAP é direcionar recursos para gerarem impacto social positivo, portanto eles procuram conectar investidores a fundos e negócios sociais.

Talvez a maior presença tenha sido a ausência de empreendedores. Haviam poucos empreendedores de negócios sociais no evento, provavelmente em função do local e do valor da inscrição. Os empreendedores dos Hubs foram uma exceção já que existe uma parceira entre os organizadores do SOCAP e a rede de Hubs no mundo. Vários atores do mercado de negócios sociais estavam presentes: fundos de venture capital e de financiamento (como a Vox Capital e a Sitawi do Brasil), incubadoras e redes (Unlimited e The Hub) e muitos fundos de investimento de impacto.

Aparentemente existe um volume de recursos financeiros destinados a investimento de impacto muito maior do que negócios sociais que atendam os requisitos desses fundos, como retorno agressivo e alto impacto social. Já para fundos de financiamento, como a Sitawi, que capta recursos como doações e realiza empréstimos para negócios sociais no Brasil, o gargalo é o volume de recursos, pois existem muitos negócios sociais precisando de empréstimos para realizar investimentos.

Durante a conferência fiquei entusiasmado por ver a quantidade de atores interessados em atuar no mercado de negócios sociais, mas muito reticente com relação a real intenção desses novos atores. Acredito que a intenção seja muito relevante, pois existem e existirão escolhas (“trade-offs”) a serem feitas e se a intenção não for promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida, os mecanismos de mercado que deveriam ser ferramentas se tornam o objetivo principal. Um ponto ficou claro, o mercado está crescendo e com isso novos desafios estão emergindo.


Farei mais alguns posts sobre o SOCAP abordando assuntos específicos, como: fundos de financiamento para negócios sociais e mensuração de impacto social.

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