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domingo, 16 de janeiro de 2011

O Valor da Pesquisa para os Negócios Sociais


Como empreendedor fui sempre um pouco cético sobre o valor que pesquisas acadêmicas poderiam gerar para os negócios sociais, que são um fenômeno tão recente. No entanto, quando constatei que as políticas públicas e esses modelos de negócios não interagiam comecei a buscar pesquisas sobre negócios sociais que ajudassem a demonstrar o impacto desses negócios no desenvolvimento socio-econômico. Infelizmente, ainda existem poucos estudos científicos sobre o assunto, apenas as micro-finanças são uma exceção.

No caso das micro-finanças, que no meu ponto de vista, podem ser considerados modelos de negócio social na indústria bancaria, existem pesquisas pois as instituições micro-financeiras vêm sendo implementadas a mais de 30 anos. Mais recentemente, houveram discussões profundas sobre o impacto delas na redução da pobreza. Para quem quiser acompanhar os últimos debates, recomendo baixar este arquivo da Grameen Foundation (clique aqui). Neste artigo são apresentadas várias pesquisas, inclusive algumas de 2010 com teste de controle randômico que colocam em questão o grande impacto das micro-finanças.

Essas pesquisas ajudam a verificar o real impacto dos negócios sociais no desenvolvimento e começam a dar subsídios para uma classificação dos negócios sociais em relação ao impacto social gerado. Embora no caso do Brasil, a principal preocupação ainda deva ser a viabilidade financeira, já que a maioria dos modelos de negócios ainda não se mostraram viáveis. No limite, todas os negócios geram valor social e, portanto, mensurar e avaliar esse impacto é fundamental para dar credibilidade aos negócios sociais. Para serem classificados como tal, eles devem demonstrar que geram um impacto social maior que negócios convencionais.

Uma iniciativa que teria muito valor seria criar um núcleo de mensuração de impacto social para negócios sociais. Nas microfinanças já existem metodologias de ‘social performance measurement’ bem desenvolvidas, como pode ser verificado no site da Imp-Act - http://www2.ids.ac.uk/impact/. Para que essa iniciativa adquira reconhecimento ela precisa contar com rigor acadêmico e pessoas da área de negócios sociais que tornem as metodologias de pesquisa rigorosas e práticas, para não incorrer em mais atribuições para os negócios sociais.

Tenho conversado com pessoas da academia sobre este assunto para fomentar a criação desse centro de pesquisa. Isso pode não só ajudar os negócios sociais a identificarem seus pontos fortes e suas fraquezas, mas também dar subsídios para investidores ou mesmo formuladores de políticas públicas. O espectro de negócios sociais é bastante amplo, portanto é fundamental diferenciar os níveis de impacto desses negócios. Nas microfinanças essa diferenciação já está ocorrendo, pois algumas iniciativas têm demonstrado impacto relevante na redução da pobreza, enquanto outras se limitam a incluir pessoas no sistema financeiro. Os dois tipos de empreendimentos são relevantes, mas obviamente, o primeiro exige um foco muito maior em atividades de impacto social e costuma levar mais tempo para apresentar resultados. Já o segundo é muito mais rápido em ganho de escala, mas seu impacto na redução da pobreza é pouco expressivo.

Um fato que pode ajudar na evolução das pesquisas em negócios sociais é o lançamento do site NextBillion no Brasil amanhã, 17 de janeiro. Este site traz notícias, artigos e comentários sobre como os negócios sociais podem contribuir no desenvolvimento. Essa iniciativa se for bem utilizada permitirá que o Brasil comece a produzir conteúdo a partir das experiências vivenciadas no país e poderá intercambiar ideias com negócios em outros países, principalmente da América Latina, África e Ásia.

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