Translate

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Início

Inicio esse blog contando um pouco das minhas iniciativas nos últimos anos para criar negócios sociais e viver de forma mais sustentável. Em 2006, eu estava cansado de trabalhar com grandes organizações tentando levar a sustentabilidade para a estratégia de negócio dessas empresas, o trabalho na Amana-Key era fantástico, mas o tempo de resposta das grandes organizações é bastante complicado.
Foi aí que decidi co-criar novas organizações que fossem "desenhadas" já com uma nova consciência, considerando a necessidade de impactar positivamente no meio ambiente e na sociedade, sem esquecer do equilíbrio econômico.
Sendo assim em 2007 criei a Tekoha com mais 3 amigos. Nossa intenção desde o início foi encontrar um modelo de negócios que apoiasse a geração de renda em comunidades brasileiras, preservando a sua cultura e respeitando o meio ambiente. Após dois anos e meio estamos vendo que o negócio está dando certo, além de vender no varejo, a Tekoha comercializa brindes sustentáveis para empresas e iniciou exportações para a Europa.
Foi em 2007 também que eu e o Pablo Handl trouxemos o The Hub para o Brasil. Um espaço para conectar pessoas, para repensar o trabalho, para fazer do escritório de trabalho um lugar aconchegante, alegre...
Neste mesmo ano eu e minha irmã, Marisa, reinventamos o negócio de nossos pais, a Ekoa Café. Mantivemos o aconchego, o cuidado com as pessoas que meus pais criaram a 20 anos (iniciaram em 1989) e trouxemos novas ideias para trazer questões ambientais para o Café: produtos orgânicos, arquitetura sustentável, reaproveitamento de água de chuva e até uma parceria com a Tekoha para decorar o espaço. Hoje são três Ekoas, duas em Campinas e uma loja conceito em São Paulo.
Enfim, isso é um pouco do que venho fazendo e usarei esse blog para compartilhar ideias, aprender junto e co-criar com quem passar por aqui um mundo mais sustentável.

2 comentários:

  1. Henrique, bem legal a iniciativa! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom !!!!
    Há tempos te admiro como cidadão e como empreendedor.
    Quero acompanhar teu blog de perto.
    Abração e até breve.

    ResponderExcluir