Translate

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O que você faz de verdade?

[CONTRIBUICAO DA FLAVIA CERRUTI - A Flavia é uma amiga que trabalha na Tekoha e gostaria de compartilhar uma reflexao com todos.]

A cada dia fica mais evidente que carreira profissional e vida pessoal são dois aspectos fundamentais na nossa existência e não podem ser elaborados separadamente. A felicidade e bem-estar de uma pessoa dependem em grande grau da sua ocupação, bem como a mesma é resultado do seu histórico, crenças e escolhas.

No contexto das atuais metrópoles, estamos tão profundamente ligados a nossa profissão que a tomamos como referência: “sou psicólogo, médico, músico; trabalho numa empresa, ONG, banco, etc.” Não se trata apenas de uma apresentação profissional; socialmente, em diversas ocasiões informais, é normal o interesse pelo “o que você faz”.

No entanto, tornou-se tão natural e necessário trabalhar que as pessoas tendem a não refletir sobre o resultado final do seu trabalho. Além do salário e da possibilidade de se sentir pessoalmente realizado, qual a utilidade do seu trabalho?

Passamos a maior parte das nossas vidas trabalhando e toda esta dedicação serve para quê? E para quem? Independente da área de atuação ou nível hierárquico, o que você devolve para sociedade por meio do trabalho? Por que escolheu esta ocupação e não outra? Que diferença faria se você não estivesse no seu trabalho no longo prazo? O que deixaria de acontecer?

Essas perguntas profundas são importantes, pois no dia-a-dia tendemos a ser superficiais...Os negócios sociais são uma tentativa de trazer significado ao trabalho, mas se também for praticado de maneira incosciente ele não mudará nada.

[CONTRIBUICAO DA FLAVIA CERRUTI]

Um comentário: