Translate

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O que é inovação social?


Há algum tempo venho escrevendo sobre conceitos que vão um pouco além de negócios sociais. Essas ideias podem ser classificadas como inovações sociais, sendo que os negócios sociais são uma das formas de inovação social. Portanto decidi alterar o título do blog para Inovação Social e Desenvolvimento.

Mas afinal o que é inovação social? Como em todos os novos temas existe bastante discussão e pontos de vista diferentes sobre a definição do conceito. Neste blog assumirei uma decisão mais simples e ampla que inclui todas as inovações que geram impacto socioambiental positivo. Essa definição proposta é baseada na definição de inovação de Schumpeter e que foi aperfeiçoada por outros acadêmicos. O conceito pode ser descrito da seguinte forma: uma ideia implementada para um novo produto, serviço, processo ou sistema que gere transformação social positiva.

Existem autores que definem inovação social como atividades e serviços inovadores que são motivadas para atender uma necessidade social e que são desenvolvidas e difundidas por organizações com fins sociais, mas na minha visão isso pode limitar o conceito (Mulgan et al, 2007). Para mais detalhes sobre o conceito e discussão sobre o tema recomendo acessarem o site: http://www.socialinnovationexchange.org/

Sendo assim, continuarei escrevendo sobre negócios sociais, mas também pretendo trazer experiências de outras inovações sociais que têm contribuído para gerar transformações sociais positivas.

Um exemplo prático que citei no último post é a parceria entre organizações dos três setores para, juntas, gerarem mais valor para a sociedade. Essa forma colaborativa de trabalhar é uma mudança importante em relação a forma dos três setores atuarem isoladamente. O diálogo entre os setores para cocriar estratégias conjuntas tem potencial para gerar inovações sociais que vão mudar a nossa forma de trabalhar e atuar na sociedade. Para isso espaços como o The Hub e outras iniciativas que integrem diversos perfis para buscar soluções de desafios socioambientais são fundamentais para a geração de inovações sociais.

2 comentários:

  1. Oi Henrique,

    sou apaixonado por negócios, empreendedorismo e inovação social. Sou fã do blog e já estava sentindo falta de novos posts (Março passou em branco). Curti bastante ver que você ampliou o escopo de conteúdo que você vai falar por aqui, acho que até se aproximando do conceito de empreendedorismo social defendido pela Ashoka né?

    Também queria saber como anda a Joint Venture Social da Rede Tekoha, alguma novidade? Vi que o projeto do Catarse não decolou...

    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael, isso com o tema de inovação social é possível escrever sobre novos formatos de organização e tecnologias sociais (algumas criadas por empreendedores Ashoka) que não são necessariamente negócios. A Tekoha está caminhando para um novo modelo de organização mais focada em serviços e fazendo a ponte dos setores, mas com outro formato, por isso não continuamos divulgando a captação no Catarse.

    Se ver mais inovações sociais por aí, comente aqui no blog para irmos trocando ideias.

    Abraços

    ResponderExcluir