Translate

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O que é impacto?

Nos últimos anos, a palavra "impacto" tem aparecido com mais recorrência no discurso de organizações sociais e empresas de vários portes.

Existe uma nova classe de ativos emergindo como investimentos de impacto, negócios sendo denominados "negócios de impacto" e reflexões sobre o impacto socioambiental e econômico de atividades sociais e empresariais.

Investimento de impacto é um termo que tem sido utilizado para nomear investimentos financeiros que buscam gerar impacto socioambiental positivo além de retorno financeiro, como é o caso da Vox Capital, primeiro fundo de investimento de impacto do Brasil. Esse setor vem crescendo, surgiram outros fundos de investimento de impacto no país, e grandes bancos já estão começando a estudar o tema com mais profundidade. O JPMorgan já publicou um relatório sobre os ativos de impacto que estão emergindo.

Negócio de impacto já é um termo que gera mais controvérsia. Alguns utilizam como sinônimo de negócio social. Outros definem negócios sociais como negócios que devem estar focados no seu impacto social e não devem pagar dividendos a investidores. No entanto, os negócios de impacto seriam aqueles que podem receber investimento de impacto e pagar dividendos aos investidores.

Impacto social e ambiental já são termos mais comuns e que são utilizados por organizações sociais para demonstrar os seus resultados. Existem vários indicadores que podem ser utilizados para mensurar o impacto social de uma organização da sociedade civil ou mesmo de um negócio.

O aumento do uso desses termos reflete o crescimento de uma nova economia, uma economia de impacto, que passa a ser mais consciente da influência que tem na sociedade e no planeta. Agentes sociais e econômicos passam a olhar mais para os aspectos sociais e ambientais das suas ações, cada um em um nível diferente. Há muito trabalho a ser feito, muitas empresas ainda desconhecem todo esse campo, mas os avanços também devem ser celebrados.

Para nós do Hub, que a partir de agora passa a se chamar Impact Hub, impacto refere-se a ousadia de fazer sua atividade cada dia melhor, estar consciente do impacto que suas ações geram na sociedade e no ambiente ao seu redor, buscar gerar impacto positivo nas relações que criamos com cada pessoa.

Agora sentimos que nosso nome está mais completo e integra nossos valores. A palavra Hub remete a conexão e colaboração e a palavra "impact" traz o propósito das nossas ações colaborativas: gerar impacto em direção a um mundo radicalmente melhor.

Se quiser conferir mais algumas definições de impacto dos membros do Impact Hub, acesse: www.facebook.com/ImpactHubSaoPaulo

Artigo publicado na Folha de São Paulo na coluna Empreendedor Social.

Um comentário:

  1. Henrique, muito legal seu post.

    Parabéns pelo Hub, admiro muito!

    Abraço,
    Gabriel

    ResponderExcluir