Translate

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sustentabilidade em Centros Urbanos

Ontem li um artigo no caderno Alias do Estadão muito interessante. O artigo de Stewart Brand, um biólogo americano auto do livro Whole Earth Discipline, comenta sobre a sustentabilidade de viver em centros urbanos. De acordo com seus estudos viver em comunidades em centros urbanos onde todas as distâncias são caminhaveis é mais sustentável do que viver em outras regiões.

Para chegar a essa conclusão ele se baseou na comunidade de Sausalito na Califórnia, mas ele mostra que as favelas tem esse princípio de ter muitos habitantes por metro quadrado. É óbvio que existem muitos problemas a serem superados nas favelas, mas segundo ele seria mais interessante resolver esses problemas do que essas pessoas morarem em locais afastados.

Realmente o transporte é um dos ítens que mais pesa no cálculo da nossa pegada ecológica, então uma pessoa que recicla lixo, compra orgânicos etc perde muito ao viajar de avião toda semana, por exemplo. Todos esforços são válidos para termos um planeta mais sustentável, mas é legal atentarmos para algumas métricas que fazem muita diferença, embora muitas vezes passes despercebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário