Translate

terça-feira, 1 de junho de 2010

Turismo Sustentável - Rota da Liberdade

No último sábado tive uma experiência incrível aqui em Cachoeira na Bahia, a 1h30 de Salvador. Participei do Rota da Liberdade, roteiro étnico criado por comunidades remanescentes de quilombos.

Os guias são pessoas da comunidade, pessoas autênticas que transmitem a sua história e o seu jeito de viver inspirador! Começamos ouvindo um pouco da parte histórica...


As guias da foto são a Belinha, a Joca e a Pina que contam com orgulho a história local e principalmente do Kaonge, comunidade da qual elas fazem parte!

Depois fomos ver como funciona a produção do azeite de dendê e até experimentamos um dendê assado!




Depois de conhecer muito sobre a comunidade, ver seus processos produtivos, ter uma almoço delicioso, tivemos uma conversa com a Dona Juvani, mulher incrível de muita garra, matriarca e líder espiritual da comunidade.

E para finalizar as crianças da comunidade fizeram uma apresentação de Dança Afro e fechamos com um samba de roda com todos participando!



Para quem quiser conhecer recomendo fortemente! É só entrar em contato com o Jone - ramos@ibens.org que ele pode organizar sua visita com o grupo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário