Translate

sexta-feira, 28 de maio de 2010

José Eli da Veiga, Economia de Baixo Carbono e Cachoeira (Bahia)

Neste vídeo o José Eli da Veiga, economista da USP especializado em Ecodesenvolvimento, fala um pouco das vantagens comparativas do Brasil quando falamos de economia de baixo carbono. Talvez por ter essas vantagens, o Brasil tem se acomodado e investido muito pouco em inovação para criar alternativas de energias renováveis. Isso pode prejudicar muito o país no futuro, pois novamente dependeremos de tecnologia externa.

O Brasil tem caminhado no sentido contrário, "sujando" sua matriz energética com as termelétricas e considerando que, "modernidades" como o automóvel e indústrias poluidoras sejam símbolos de desenvolvimento. Estou agora em Cachoeira, pequena cidade no Recôncavo Bahiano e me assusto quando vejo que as metas de desenvolvimento regional são mais voltadas para a atração de indústrias pesadas do que para o turismo, apicultura, saberes locais...O IBENS que trabalha fomentando esses negócios ainda é visto como "alternativo", mesmo provando que esses negócios já estão gerando renda significativa para a população local e com um fator de distribuição muito mais interessante do que de uma indústria pesada.

Cabe a empreendedores mais conscientes demonstrar que é possível aliar desenvolvimento (não apenas crescimento) econômico, com o bem estar das pessoas e a preservação ambiental.

Confira o vídeo do José Eli da Veiga no Canal Elo Sustentável, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário