Translate

terça-feira, 4 de maio de 2010

Couro vegetal vira tênis!

Começaram a produzir tênis para skatistas a partir de couro vegetal. O couro vegetal é fabricado através da extração de látex, como foi explicado na reportagem do Estadão - http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,couro-vegetal-vira-tenis-para-skatistas,544757,0.htm.

É importante que os materiais ecológicos comecem a ser produzidos em escala e apareçam em veículos de massa para deixarem de ser apenas alternativas para poucos, mas que comecem a ser opções acessíveis a um grande número de pessoas. No entanto, é importante atentar para não recriarmos mercados de massa que já se mostraram pouco sustentáveis, mesmo que a matéria-prima seja sustentável, pois o volume de produção acaba promovendo vários desequilíbrios socioambientais.

Em 2006, conheci Alciney em Maguari, uma comunidade próxima ao município de Santarém e ele contava da experiência deles com o couro vegetal. Agora essa tecnologia começa a ser utilizada em vários outros locais, o desafio é que esses modelos de negócio incorporem as comunidades na produção e na captação de valor na cadeia. Veja nessa reportagem do Mercado Ético detalhes sobre essa experiência na Amazônia: http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/viver-na-floresta-e-dela-retirar-o-sustento-com-responsabilidade-ambiental/

Modelos de negócio como os do Sementes de Paz, da Tekoha e da Aoka incluem as comunidades e pequenos produtores no modelo de negócio e ajudam a promover o desenvolvimento realmente sustentável dessas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário