Translate

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tim Jackson e Negócios Sociais

Na última semana Tim Jackson, economista que escreve sobre prosperidade sem crescimento, esteve no Espaço Práticas de Sustentabilidade Santander. Ele falou sobre como os desastres ecológicos têm gerado crescimento econômico, pois envolvem a injeção de milhares de dólares para remediar o desastre. Isso deixa claro que o crescimento do PIB é cada vez mais um indicador paradoxal que não reflete o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Tim comentou que as empresas estão num primeiro estágio da sustentabilidade, mas que um segundo estágio envolve as empresas sociais que ele chamou de B Corporativons. Essas organizações usam o seu poder de negócios para solucionar problemas ambientais e sociais. “Não vamos atingir uma nova economia se continuarmos atados a esse modelo de crescimento centrado na produtividade convencional”, reforça.

Ele fechou a palestra com um comentário pertinente sobre o propósito da vida, a prosperidade: “A palavra prosperidade tem a ver com as nossas expectativas (pro=de acordo com + speres=esperança) em relação àquilo que nos faz bem. Por isso, prosperidade é ter um papel na sociedade, em vez de estarmos ligados ao consumismo no sentido de necessitarmos ter algo para viver”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário