Translate

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Queimadas

As queimadas recentes que estão ocorrendo em larga escala, principalmente no Tocantins, são mais uma prova de como as questões ambientais estão conectadas com o social, a saúde e o econômico.

Muitas pessoas criticam a preocupação com questões ambientais em detrimento das questões sociais, no entanto, é preciso ter uma visão sistêmica sobre os problemas ambientais e sociais, pois eles estão inter-relacionados.

A falta de investimento na prevenção das queimadas está provocando um desastre ambiental, as doenças respiratórias aumentaram em 70% na região e vai causar um prejuízo econômico grande para custear a saúde pública, a redução da produtividade das pessoas, a diminuição do turismo na região etc. Enfim, fica claro que estamos atuando num mundo sistêmico e não podemos ignorar a complexidade dos problemas.

Muitas pessoas estão atentas a isso, alguns usuários do twitter lançaram a campanha #chegadequeimadas, pois estão vendo as consequências ambientais, sociais e econômicas desse problema.

Fica o convite a começarmos a analisar os desafios que temos para construir um mundo melhor para todos de forma sistêmica, acredito que esse é o primeiro passo para chegarmos em soluções realmente efetivas e conscientes.

Um comentário: