Translate

terça-feira, 14 de junho de 2011

Fundos de Investimento de Impacto


Durante o SOCAP Europa a Avina organizou uma apresentação de fundos de investimento de impacto com o apoio da Toniic e da Alphamundi. Nesta sessão alguns gestores de fundos falaram  um pouco da sua proposta e do foco de seus investimentos.

Alberto Riaño apresentou o Inversor, fundo de investimento de impacto na Colômbia. Este fundo é apoiado por diversos parceiros locais como a própria Avina, o JP Morgan e a McKinsey. Eles possuem 20 milhões de dólares para investir e investem em torno de 0,5 a 1 milhão por negócio. Investem em agricultura, saúde, moradia entre outros. Um investimento que realizarão agora será em instalações turísticas na região de La Guajira, que apresenta grande potencial turístico e muitas pessoas com baixa renda. (www.inversor.org.co)

Daniel Izzo comentou sobre a estratégia de investimento da Vox Capital no Brasil que busca soluções de mercado que atendam a base da pirâmide. Um dos investimentos da Vox é a CDI Lan, que consiste num canal de distribuição de serviços para a base da pirâmide via lan houses. Uma iniciativa do CDI Lan é a Corban que distribuirá serviços financeiros por meio das lan houses. O fundo está captando 40 milhões de dólares e busca investimentos entre dois e três milhões. (www.voxcapital.com.br)

O Jorge Del Castillo descreveu o histórico e as perspectivas do Pymecapital que atua na América Latina. Este fundo possui 5,6 milhões de dólares e busca negócios de 0,2 a 1 milhão. O Pymecapital é voltado para pequenas e médias empresas que gerem impacto social e tenham potencial de crescimento rápido. (www.pymecapital.org)

Leonardo Letelier apresentou a Sitawi que realiza empréstimos com juros abaixo do mercado para negócios sociais e organizações sociais com capacidade de pagamento. Ele mostrou que tem obtido ótimos resultados, todos os seus clientes retornaram o pagamento a Sitawi. A Sitawi busca doações de investidores e a partir do seu fundo ela realiza empréstimos para várias iniciativas com o mesmo recurso. A Tekoha e a Solidarium, por exemplo, já utilizaram os serviços da Sitawi no Brasil. Atualmente ele precisa captar mais investimentos pois todo o fundo já está emprestado e existem vários negócios aguardando para receber empréstimos. O caso da Sitawi é o oposto dos outros fundos, como os recursos são captados como doação, ele tem mais dificuldades de captar. No entanto, os negócios sociais parecem procurar mais o tipo de serviço da Sitawi do que dos outros fundos que têm maior dificuldade em identificar negócios para investir. (www.sitawi.net)

Um novo fundo de investimento de impacto foi apresentado pelo Marcus Regueira, o First Impact Investing. Eles parecem possuir mais experiência em investimentos de venture capital convencionais e estão iniciando um maior contato com a área social. Possuem 125 milhões de dólares para investir e têm interesse em negócios de até 25 milhões. Também estão focados em negócios que atendam a base da pirâmide. (www.institutohr.org.br)

O fato mais marcante ao ouvir os relatos dos fundos é que existem mais recursos disponíveis do que negócios capazes de atender aos requisitos de elevados retornos financeiros integrados a alto impacto social. Vejo dois pontos importantes a serem trabalhados, um é o modelo de apoio de incubadoras e parceiros de negócios sociais para gerar um maior volume de negócios. O outro ponto é a reflexão por parte dos fundos sobre seus modelos de negócio. A maioria dos fundos não apresenta um modelo de financiamento com inovações relevantes em relação aos fundos já existentes no mercado e isso talvez não atenda as necessidades dos negócios sociais. É importante refletirmos que o sistema de financiamento deveria ser desenhado em função da necessidades da base (bottom-up) e não olhando somente para as necessidades dos investidores (top-down).

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, Henrique.

    Esta discussão é interessante. Vejo também uma oportunidade para criarmos um canal online que conecte Negócios Sociais com possíveis investidores individuais.

    Eu mesmo tenho um capital próprio que gostaria de investir em um Negócio Social, mas até o momento não encontrei uma plataforma que me ajude a pesquisar oportunidades nesta área.

    Abraços,

    Daniel
    www.seutalento.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Legal Daniel, existe uma plataforma fora, que segundo um dos seus fundadores deve vir para o Brasil em breve: http://toniic.com/. É bem interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir