Translate

domingo, 24 de outubro de 2010

Empreendedorismo altruísta?

Na área de desenvolvimento socio-economico encontramos iniciativas que, em geral, podem ser classificadas em duas vias: pró-mercado e pró-estado. Esta definição é simplista, mas passa uma ideia do tipo de estratégias para promover o desenvolvimento numa região ou num país. As estratégias pró-mercado são bastante criticadas por contribuirem para o aumento da desigualdade e, embora gerem ganhos econômicos, na maioria das vezes eles ficam concentrados nas mãos de poucos. Já as estratégias pró-estado costumam gerar um desenvolvimento mais igualitário, mas são duramente criticadas por, involuntariamente, fomentarem a corrupção de governos locais ou nacionais.

Embora na academia seja bastante complicado integrar essas duas vias, podemos ver vários exemplos dessa integração no 'campo'. Vários empreendedores sociais que fomentam uma economia mais justa e estimulam o empreendedorismo por meio de organizações da sociedade civil são exemplos. Outros empreendedores de negócios sociais buscam colocar a lógica de mercado a serviço das pessoas que mais precisam.

O mundo não precisa criar mais riquezas como vinha criando antes e sim redistribuir. Isso é fato agora que saíram as últimas pesquisas mostrando que o maior número de pessoas pobres estão nos países de renda média, principalmente India e China e não mais nos países mais pobres da Africa (embora lá ainda existam muitas pessoas a baixo do nível de pobreza). Este é o desafio para os empreendedores de hoje. Como criar negócios / organizações que redistribuam renda? Como assegurar que as 'novas' riquezas criadas cheguem aos mais pobres?

O Brasil melhorou bastante nos últimos 16 anos, mas ainda temos 10 milhões de pessoas vivendo na linha da pobreza, como podemos mudar isso? Esse é o desafio para o novo governo, a sociedade e os (as) empreendedores (as) que queiram fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário