Translate

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Desenvolvimento Sustentável e os Povos da Floresta

A Márcia Bindo, repórter da Vida Simples, escreveu uma matéria interessante sobre a rede Povos da Floresta. Uma rede que integra por meio da tecnologia, várias comunidades indígenas, que tem objetivos comuns de preservar o meio ambiente, a cultura tradicional e encontrar alternativas de geração de renda.

O acesso a internet, a cada dia, torna-se uma forma de inclusão. A Tekoha, que trabalha com comunidades de todo o Brasil, percebe na prática que as comunidades com acesso a internet tendem a alcançar melhores níveis de geração de renda, pois isso facilita o contato com compradores de seus produtos artesanais além de aumentar o acesso a cultura, a benefícios concedidos pelo governo e a comunicação com amigos e parentes.

Quando tratamos de comunidades indígenas surgem várias posições diferentes. O mais importante é que o diálogo e as escolhas sejam feitas pelas comunidades e não por teorias ou pessoas que nunca conversaram com essas pessoas. No dia a dia da Tekoha temos visto que o acesso a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento sustentável das comunidades. No entanto, é importante que este processo seja feito pensando em fontes de energia renováveis e de baixo custo, para o acesso a tecnologia não virar um pesadelo para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário